(Res)Sentimentos

"Ensinam muitas coisas as garotas: Se um cara lhe machuca, ele gosta de você. Nunca tente aparar a própria franja. E um dia, vai conhecer um cara incrível e ser feliz para sempre. Todo filme e toda história implora para esperarmos por isso: A reviravolta no terceiro ato, a declaração de amor inesperada, a exceção à regra. Mas as vezes focamos tanto em achar nosso final feliz que não aprendemos a ler os sinais, a diferenciar entre quem nos quer e quem não nos quer, entre os que vão ficar e os que vão te deixar. E talvez esse final feliz não inclua um cara incrível. Talvez seja você sozinha recolhendo os cacos e recomeçando, ficando livre para algo melhor no futuro. Talvez o final feliz seja só seguir em frente. Ou talvez o final feliz seja isso: Saber que mesmo com ligações sem retorno e corações partidos, com todos os erros estúpidos e sinais mal interpretados, com toda a vergonha e todo constrangimento, você nunca perdeu a esperança."     - Gigi Phillips, em Ele Não Está Tão Afim de Você.

Ela é intensa e sente demais – e eu sinto muito por você se ainda não percebeu a mulher que ela é. Ela é sensível sim, precisa de cuidado, de carinho, de atenção e compreensão… Um pouco de tudo aquilo que ela te dá mesmo sem você merecer.  Ela não é perfeita, mas críticas podem ser destrutivas e não fazem com que ela sinta vontade de ser melhor. Experimente um elogio, experimente valorizar. Ela tem sentimentos… Mas aos poucos esses sentimentos vão mudando dentro dela.

Não a trate como um objeto, porque ela não é marionete das suas vontades. Você sabe que ela te ama mas isso não te dá o direito de procurá-la apenas quando precisar, quando não tiver mais ninguém ao seu lado para cuidar das suas dores. As suas atitudes estão transformando-a em alguém que ela não quer ser e perder todo o encanto e doçura que ela traz dentro de si pode ser fatal. As frequentes feridas a tem ensinado como ferir e isso era tudo o que ela não deveria aprender. Mas a vida é assim mesmo, a gente acaba retribuindo o que recebe.

Ela tem sentimentos, e a mágoa provavelmente é o pior deles – ela é capaz de te afogar. Algumas vezes você consegue buscar fôlego na superfície, outras vezes ela simplesmente te engole! E aí a dor é tão grande que se espalha pelo corpo inteiro, como se não houvesse mais de onde tirar forças para seguir adiante.

Você a deixa no escuro, no vazio da sua ausência e ela se pergunta porquê ainda insiste, em meio a tantos motivos para desistir… Mas ela sente, então permanece tentando… Você pode dizer o que quiser, só nunca poderá dizer que ela não tentou. Mas os sinais de cansaço já estão evidentes, aliás, ela está esgotada. Será que você consegue entendê-la? Será que alguma vez você já quis algo e lutou com todas as suas forças para conseguir, ou simplesmente desistiu?

Talvez você seja racional demais para entender de sentimentos… Mas pense antes de partir um coração em pedaços, porque você pode estar dentro dele. Entre tantas pessoas cruéis e ruins que cruzam nosso caminho, nós sempre acabamos por machucar justamente as que não merecem. Será que não é isso o que você tem feito? Ela tem sentimentos, e isto não é um problema. O problema é ela sentir demais por quem merece de menos. Só que ela é assim… A vida já lhe ensinou muitas lições, mas ela ainda não aprendeu a não sentir.
Ps.: A cada dia que passa eu tenho mais certeza que Gigi me entenderia. MESMO!