As mil facetas do amor

"Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais."
(Benjamin Franklin)

O ser humano é completamente dependente de afeto, independente de idade ou sexo. Não há exceções. Todo mundo gosta de se sentir amado ou pelo menos querido. Se sentir importante para alguém. Só que essa dependência afetiva aumenta quando se descobrem as borboletas no estômago - as mulheres que o digam. Essa sensação gostosa que a gente sente quando está apaixonado e que traz consigo o sorriso bobo, o suor nas mãos, o frio na barriga e o nervosismo. Que faz a gente querer andar com uma placa pendurada no pescoço, dizendo: "OLHA PRA MIM". Amar é nostálgico. O amor tem lá seus defeitos, seus choros, sua dor, mas vai dizer que estar amando alguém é ruim? Relacionamentos em si participam da nossa vida sempre, marcam momentos felizes, tristes, melancólicos, fofos, enfim, a vida sem amor não existe. Tem aquele doído, entre as telas de um computador, fios de telefone, onde a saudade aperta no peito toda vez que ele fica online ou passamos por aquela praça do primeiro encontro. Tem um que se vê todo dia, ao longe, na escola, no shopping, enfim, sempre longe. Tem aquele que cresce junto, tá lá do seu lado desde teu primeiro dia de aula até seu último choro, aquele melhor amigo que não é mais tão amigo assim, já é amor. Tem aquele que já foi teu, mas quer de volta, será que ele volta? E tem o melhor de todos: o recíproco.

Mas na maioria das vezes, quando não correspondido, esse sentimento começa a criar feridas e, o que antes parecia preencher uma lacuna afetiva, hoje gera mais buracos vazios. Amor tem que ser recíproco, devia ser crime amar e não ser correspondido. Mas a vida é assim, a gente sofre, a gente aprende. Há quem diga que prefere se apaixonar constantemente e quebrar a cara do que ter um coração vazio. Eu sou assim, adoro borboletas no estômago - confesso - mas existem inúmeras interpretações desta frase. O coração nunca estará vazio. A nossa família e os nossos amigos sempre estarão lá dentro, porque amizade também é família e família é amor, logo amizade também é amor. Não tem regra, não tem data, você vai se apaixonar, querendo ou não. Não te digo que vai sofrer todo o tempo, mas também não irá sorrir 24hrs por dia. Amor é assim, sem certeza alguma. O dia que virá deixa aquela dúvida será que ele vai ligar? Eu deveria mandar uma mensagem? Ele tá on, mando um oi? Ele me ama mesmo, ou fica me olhando na aula por olhar? Duvido que não tenha tido alguma dessas questões rondando tua mente.

Mas, sobre a existência so amor, só sei que existe o amor que nunca morre, como diria Mário Quintana e que existe um outro amor que nunca deveria morrer, o amor maior do mundo. O amor próprio. Quando se conquista o amor próprio, qualquer outro amor torna-se alcançável. Porque o coração fica seletivo, e passa a entender o que lhe fará ou não bem. Talvez o amor-próprio seja uma borboleta que vive fugindo da gente cada vez que a gente encontra um novo amor. Mas não pode, não. Ele tem que ficar pra sempre, é uma questão de prática. Não digo que meu coração está vazio, e sim limpo. Limpo de amores tóxicos, platônicos e passados. Paixões que nutrem por um tempo e depois se tornam insuficientes. Ninguém gosta de metades, de meios termos. Elas podem até satisfazer durante um tempo, mas chega uma hora que você vê que isso não basta. Esteja bem consigo mesma, fique feliz com o que você tem, com todas as suas coisinhas e pessoas preciosas que caminham contigo. Aprenda: Paixão nenhuma vai te fazer feliz até você amar em primeiro lugar a pessoa que você vê quando se olha no espelho.


Este texto eu fiz especialmente para uma amiga, como um presente de aniversário. Um texto para comemorar o dia em que Deus encontrou uma louca semente perdida lá no céu e disse: 'Desce e arrasa!' , haha. Pensei muito no que eu poderia te dizer, mas cheguei a conclusão de que nada do que eu diga vai expressar, realmente, o quanto eu te amo e o quanto você é importante pra mim. Posso até resumir em palavras como: amor, amizade, carinho, confiança, risadas, bem-estar, animação, conteúdo. E muito mais. Perdi as contas de quantos anos tem essa nossa 'sociedade' mas... Caramba, como foi bom te conhecer. Todas as piadas, a época do CQC, as risadas, os segredos confidenciados, os áudios de quase uma hora, literalmente! Como foi bom dividir minha história com você, como é bom dividir minha história com você. E tenho certeza, que nosso futuro nos reserva muitas coisas boas, até por que nós seremos madrinhas uma da outra, né? haha. Você é e sempre será minha BR gata, minha sócia, minha irmã mais velha, minha Vah, minha amiga e companheira. Obrigada por você ser assim, obrigada por estar comigo e, mesmo estando distante, ou ficando até mesmo sem contato as vezes, obrigada, mas obrigada mesmo por nunca ter mudado comigo. Por ter sempre sido a MINHA amiga. Enfim, acho que não consegui falar nem metade do que eu queria, mas foi de coração. Eu Te Amo, Valéria Walesko, sempre e pra sempre. <3