Obrigada por ter sido igual

And since your history of silence
Won't do you any good
Did you think it would?
Let your words be anything but empty
Why don't you tell them the truth?
Sara Bareilles - Brave

Eu sofri e chorei todas as noites, desde que você se foi. Eu custei a desistir por achar que nunca encontraria alguém como você, por medo de ter feito tudo errado e te magoado, por não ter coragem de seguir em frente sem você e até por achar que isso não seria possível. Doía ser ignorada, não ter resposta, ser tratada mal, deixada de lado e perceber que só eu estava ali, de fato. Doía digitar cada letra de uma mensagem já sabendo que ela não teria importância nenhuma pra você.

Durante muito tempo eu achei que estava te sobrecarregando, exagerando e exigindo demais de você. Hoje eu sei que não. Não é demais querer compartilhar sua vida com uma pessoa e trazê-la para bem perto, onde ninguém jamais esteve. O problema é querer fazer isso com quem não sabe ser por inteiro. A gente espera da pessoa mais do que ela pode dar, mais do que ela pode ser e isso nunca dá certo. Mas, como tudo nessa vida, se torna lição. Uma puta lição. Por isso hoje eu resolvi te agradecer.

Obrigado por não ter conseguido me conhecer completamente nem ficar ao meu lado, mesmo quando as coisas não estavam boas e eu te implorava para ficar. Quis a todo custo te fazer protagonista da minha história, mas você não se encaixava no papel, era demais para você. Ainda bem que você voltou para atrás da cortina e não roubou a cena. Obrigada por ter me mostrado, ainda que de uma forma cruel, que o espetáculo da minha vida continua sem você porque a estrela principal da minha história sou eu. Você fez o que pôde, teve seus momentos de glória e sempre terá o reconhecimento que merece, pelos serviços prestados. Mas é só.

No fundo, eu tô cansada de tentar consertar você e os estragos que fez em mim. Não dá pra ignorar os fatos e canonizar alguém que foi embora sem olhar pra trás, sem reconsiderar e decidir tentar de novo, com todas as forças. Esses dias sem você me fizeram pensar em tudo o que sou. Não se iluda nem se sinta especial, isso não tem nada a ver contigo. Você só desistiu e deu o fora na primeira oportunidade que teve, igual todos os caras que já passaram pela minha vida. Nada novo, mais do mesmo. Eu só achei que tava na hora de parar de me anular, de me diminuir, quando a culpa por tudo ter dado errado não é minha. Quando a gente faz o que pode, não mede esforços pelo outro e não vê reciprocidade, não devemos nos culpar. Sabe aquela teoria de que "ninguém perde por dar amor, perde quem não sabe receber"? Pois bem, é verdade. Percebo agora que apesar de todas as minhas dores por isso estar acabando assim, eu estou em paz comigo mesma, pois fui tudo o que sou de melhor. Eu da melhor forma que posso ser. Fiz muito mais do que pude, sempre oferecendo o que mais sentia, que era amor. Eu me preocupei com você mesmo quando não tinha motivos pra isso, eu acreditei em você mais do que você mesmo, te cuidei mais do que a mim mesma, me interessei por você quando o mundo parecia não querer saber da sua existência e isso foi errado. O meu erro foi ter te colocado em primeiro lugar na minha vida e ter me entregado a você de corpo e alma, sem medo. Nem todo mundo está pronto pra receber sentimentos tão nobres, embora todos precisem, mas tudo bem. Acontece. Vida que segue.

No mais, saiba que estou retribuindo tudo o que você fez com gratidão. Obrigada por ter ignorado minhas mensagens, mesmo sabendo que isso era o que eu mais odiava. Obrigada por ter dito que cuidaria de mim e me feito acreditar que finalmente eu tinha um abrigo mas, quando as coisas ficaram difíceis, ter me deixado enfrentando tudo sozinha. Obrigado por ter tratado com indiferença todos os textos e cartas que fiz para você, mesmo depois de eu ter dito inúmeras vezes que não era fácil para mim escrever aquilo. Obrigada por ter feito eu me sentir uma louca, uma chata, quando na verdade eu só estava lutando por nós dois e tentando não deixar esse barco afundar. Obrigada pelos beijos, pelo prazer, pela cumplicidade, pelas conversas e, principalmente, obrigada pelo silêncio que você fez quando eu só queria te ouvir dizer que ainda me queria por perto. Obrigada por ter sido legal, inteligente, educado, carinhoso, ter me feito acreditar que eu seria feliz e, no fim, só ter conseguido dar no pé. Você me ensinou muito. E eu aprendi mais sobre mim do que sobre você.