Ser só NÃO é ser infeliz!

Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho?
Vivo tranquilo, a liberdade é quem me faz carinho...

Eu nunca quis ficar sozinha. Cresci ouvindo de Tom Jobim que "fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho" e o passar dos anos faziam-me confirmar isso. Acreditei que estava predestinada a viver eternamente ao lado de uma só pessoa e que aquilo era item fundamental da lista de "Coisas que trazem a felicidade". Durante muito tempo eu me sujeitei a momentos ruins só por terem me dito que daquela forma eu seria feliz um dia. Não fui, e se esse é mesmo o caminho, abandonei-o. Acho que essas teorias são repetidas tantas vezes para nós que acabamos por tê-las como verdade, porém nem sempre são e eu aprendi isso de uma forma dolorosa. Algumas pessoas podem ser felizes sem precisar de alguém fazendo parte disso, fundamental mesmo é o amor próprio. Sei que você já deve ter lido isso em algum lugar, eu também já li, mas assim como acontece com quase tudo o que lemos, só temos certeza quando vivenciamos. O eterno "quebrar a cara para aprender.". "Então quer dizer que você já passou por isso, Amanda?" Sim! "Tá, mas você mesma disse que já escreveram sobre isso, então pra que esse texto?" Explico: A alegria em descobrir que você não é obrigado a compartilhar sua vida com mais ninguém, se você não quiser, é muito grande. Ela só não supera o ódio por ter demorado tanto para saber isso. Tanta coisa poderia ter sido diferente, melhor... Mas também dizem por aí que "Os erros são necessários para obtermos nossos acertos”, então errar não deve ser um fardo tão pesado assim...

Felicidade é um sentimento tão buscado, tão desejado, que muitos se perdem nessa procura. Alguns não percebem que podem já estar sendo felizes e não aproveitando isso (a eterna mania de achar que sempre falta alguma coisa), enquanto outros se submetem a infelicidades sem fim achando que o caminho para a felicidade é feito assim (o que não é completamente verdade) e nessas contradições mora o problema. Quando conseguimos viver bem e nos damos conta que isso depende exclusivamente de nós, paramos de aceitar menos do que merecemos. Isso é ser livre e liberdade sempre assusta. No mundo da praticidade aonde é tão difícil assumir os próprios erros, medos e frustrações, se torna muito mais cômodo responsabilizar o outro pela tentativa de te fazer feliz e culpá-lo se não conseguir. Ninguém quer ir atrás do que deseja nem ser o único responsável pelo fracasso, por isso a completa e autêntica felicidade está em escassez. Não precisamos estar presos a uma pessoa nem feri-la, precisamos saber lidar com nossa liberdade e escolher compartilhar ela com alguém, se assim quisermos. Já dizia Jô Soares: "A melhor maneira de ser feliz com alguém é aprender a ser feliz sozinho. Daí a companhia será questão de escolha e não de necessidade."

Há dois anos li uma frase em uma porta da faculdade: “Enquanto não superarmos a ânsia do amor sem limites, não podemos crescer emocionalmente. Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, antes, é necessário ser um.” E quer saber? Fernando Pessoa tinha razão. Nunca foi Jorge, por ser Amado, que sabia o que era ser feliz mas sim o Fernando, por ser uma pessoa livremente só...